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A hidromassagem como complemento da actividade desportiva

Sports

Nestes últimos anos muitas sociedades desportivas de alto nível sugeriram aos seus atletas de reduzir a fadiga com uma sessão de hidroterapia ou de sauna. Com efeito, tais práticas parecem eficazes, no fim de um treino pesado e ao fim dos jogos, para acelerar a recuperação de uma plena actividade muscular. A motivação reside no fato que a água possui propriedades físicas que lhe fazem um instrumento válido para aplicar estímulos térmicos ao corpo. Além disso, com oportunos jactos de água na banheira modelada adequadamente sobre a morfologia do ser humano é possível exercitar uma série de pressões sobre a pele calibradas de maneira tal de favorecer a deslocação da periferia para o centro do corpo dos líquidos cutâneos e subcutâneos. De tal maneira, a acumulação dos líquidos que se manifesta na zona subcutânea e sobretudo no músculo ao fim de um exercício pesado parece que pode ser eliminado mais rapidamente, com benefício para a recuperação do atleta. Tal possibilidade é uma hipótese, pois ainda não foi experimentalmente demonstrada, também para o ácido láctico que se acumula imediatamente após um exercício intenso no músculo.

Além disso, com motivações análogas, ainda não demonstradas com base científica, mas com vantagens sugestivas, também se utilizam banhos quentes e frios alternados, com a lógica que o alternar-se da vasodilatação cutânea e muscular (banhos quentes) alternada a vasoconstrição (banhos frios) acarrete um afastamento do sangue da pele e do músculo (a concha periférica) para as partes mais profundas do corpo (o núcleo central), com um suposto mais rápido afastamento de produtos metabólicos do músculo para os outros tecidos destinados à eliminação do stresse (outros músculos, fígado, etc.).

Ao fim de uma jornada de fadiga a imersão em água quente por alguns minutos traz grande benefício psicofísico a todos, independentemente da prática do desporto e do treino, para os conhecidos e certos efeitos de relaxe da água quente (por volta dos 34-37 °C), favorecendo entre outras coisas o sono nas crianças e nos recém-nascidos.

Sauna, o suporte à actividade desportiva

Como para a hidromassagem, também a sauna é proposta recentemente aos próprios atletas por muitas sociedades desportivas como uma eficaz solução para reduzir a fadiga muscular. Em efeitos, o ambiente saturado de vapor da água permite aplicar adequados estímulos térmicos ao corpo que geram um significativo efeito depurativo nos produtos metabólicos do músculo.

Além disso, a aplicação na fase de eliminação da fadiga desfruta a capacidade da sauna como técnica de relaxamento muscular e de incremento das propriedades elásticas do conectivo, dos ligamentos e do tecido articular.

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